Dia do Consumidor: Lojistas

15 de Março, Dia do Consumidor, é uma importante data para os lojistas na venda agregada a descontos em todos os setores do país.

Neste post, vamos dar dicas, exemplos e opções de como organizar os produtos ideais para oferecer descontos e trazer rotatividade ao seu estoque.

Importante sempre ressaltar a conferência com o representante 123Útil de estoque e compra antecipada da quantidade necessária para a demanda esperada no dia ou semana do consumidor.

Antes de começarmos a falar sobre o mercado varejista no país, é importante lembrar que em território nacional este dia ganhou relevância nos anos 90, com a presença do código de defesa do consumidor, legislação que protege consumidores de eventuais problemas após a compra.

Data que vem ganhando força ano a ano, a expectativa é aumento de quatro vezes mais nas vendas. O termo “Dia do Consumidor” é pesquisado com maior frequência no Google nesse dia. Em momentos de pandemia, é importante cuidar do seu negócio e principalmente do seu e-commerce. Ao tocar nesse ponto, não podemos pensar somente na parte estratégia e restringir-se a dar descontos. Então vamos verificar o que é essencial:

  • Planejar e organizar a semana

Somente um dia para o consumidor não é favorável, e por muitas vezes acaba sendo pressionado a comprar somente na data. Colocar opções de ofertas em diversas linhas será bom para girar aqueles produtos que não tinham rotatividade com maior frequência, e ao colocar com uma longa duração a probabilidade de dar errado é menor.

O ideal é começar a comunicação do dia do consumidor com antecedência e ir preparando terreno para mostrar todo o planejamento feito para iniciar a semana.

  • Redes Sociais + Engajamento

Utilizar as redes sociais para atrair a atenção é importante: Instagram, Facebook, etc, ou Mensageiros instantâneos com uma base de contato considerável (Whatsapp, Telegram), ajudando a disseminar o planejamento feito na loja para a semana do consumidor, criando uma clientela fiel às ofertas. 

  • Na palma da mão

Investir na versão mobile do seu site é fundamental nos dias de hoje, valendo principalmente para quem atua somente com e-commerce, ainda mais quando o poder de compra da população está praticamente concentrado no mobile. Segundo pesquisa realizada entre os brasileiros, mais de 80% realizam compras somente pelo smartphone.

  • Humanizado e com personalidade

Atendimento personalizado e com diferenças é uma exigência presente no mercado, logo, o robotizado se torna decepcionante para o cliente que se depara de cara com mensagens genéricas. Você pode ter um bot, claro, mas sem exageros. Deixe a opção de falar com alguém “humano”.

  • Pagamento ao alcance de todos

É preciso estar atento às formas mais utilizadas de pagamento no mercado. Recentemente o PIX tornou-se uma das alternativas oferecidas de forma simples e gratuita. Além disso, o cartão de crédito é utilizado pela maioria dos consumidores. Ofereça o máximo possível de opções para o cliente efetuar o pagamento da sua compra.

  • Consumidor é a prioridade

Cada vez mais a experiência do consumidor precisa se destacar. Além de oferecer descontos, por muitas vezes, o cliente da sua loja não está preocupado com o valor diferenciado e sim com o atendimento especial ou a facilidade no momento da compra. Óbvio que os descontos ajudam a chamar atenção, mas nem sempre é o principal. Isentar frete é uma forma de promoção para determinada quantidade de compra e poderá ajudar.

  • Oferta ‘Fake’: jamais.

Não adianta usar promoções, descontos e toda estratégia feita e na hora o cliente não encontrar ou dar de cara com a falta de estoque. Use ofertas reais! Passar credibilidade na sua promoção da semana do consumidor é fundamental para as vendas.

No final das contas, os dois lados ganham (lojistas e consumidores). Divulgue, deixando todas as ofertas claras, os descontos e as outras facilidades planejadas para este dia.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Categorias

Pesquisa

Ultimos posts