Margem de lucro: como calcular para o seu negócio?
A gestão financeira e comercial de um negócio é repleta de termos e aspectos que exigem atenção especial do empreendedor. Um dos principais é a margem de lucro, indicador crucial e com relação direta com a saúde das finanças e a lucratividade.
Compreender sobre a métrica contribui para otimizar as vendas e desenvolver boas estratégias para o sucesso de um empreendimento. Por isso, é um cálculo que deve ser realizado e atualizado com eficiência para um bom desempenho no mercado.
Mas você conhece o que é a margem de lucro? Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas!
Afinal, o que é margem de lucro?
A margem de lucro é um valor em porcentagem que demonstra o quanto um empreendedor ganha com a venda de produtos ou serviços. Basicamente, é a diferença entre os custos totais e o preço final oferecido ao mercado.
Em outras palavras, a margem de lucro é um dos principais indicadores financeiros e corresponde ao lucro obtido por um negócio. Um importante aliado para a precificação estratégica dos produtos ou serviços e alcançar uma boa otimização da lucratividade.
Como calcular a minha margem de lucro?
O cálculo da margem de lucro pode acontecer considerando todos os produtos ou separada por cada um deles. Desse modo, será possível entender quais são os itens mais lucrativos de uma loja e direcionar investimentos e estratégias comerciais.
Em todo o caso, a fórmula para calcular o indicador é a seguinte:
- Margem de lucro = (Lucro bruto / receita total) X 100
O resultado da conta irá oferecer o percentual de lucratividade de um ou vários produtos. Para garantir informações precisas e realistas, é essencial atualizar o cálculo da margem de lucro sempre que houver qualquer alteração na precificação.
O que é considerado uma boa margem de lucro?
Uma boa margem de lucro depende diretamente de diversos fatores, associados ao tipo de negócio, demanda, segmento e preços praticados. Por esse motivo, não há um valor específico considerado mais interessante para uma marca.
A melhor forma de otimizar a margem de lucro é analisar o mercado continuamente, identificar padrões sazonais e criar boas estratégias. Observando esses aspectos será mais fácil direcionar as decisões e elevar as possibilidades de lucrar mais.
Qual é a margem de lucro permitida pela lei?
Em todo o território nacional não há uma lei que limite a margem de lucro que uma empresa pode obter. No entanto, existe o monitoramento dos órgãos reguladores, como o Procon, que atua contra práticas abusivas em todo o mercado.
Sendo assim, embora alcançar uma boa margem de lucro seja crucial para todo negócio, é importante ter atenção. Os consumidores estão protegidos pelos órgãos e em caso de denúncia e comprovação da prática irregular, a loja sofre penalidades.
Qual é a diferença entre margem de lucro bruta e líquida?
Tanto a margem bruta quanto a líquida são indicadores relevantes para a gestão financeira empresarial. A diferença entre elas está em quais serão os custos considerados para a fórmula e o tipo de resultado que a gestão busca.
Na margem bruta, são analisados apenas os custos relacionados ao produto ou serviço, de forma específica. Já na margem líquida, são incorporadas outras despesas da empresa, como os salários, gastos administrativos e impostos, portanto, é mais completo.
Como aumentar a minha margem de lucro?
A compreensão sobre a margem de lucro e uma gestão baseada em dados é o passo inicial para ter um negócio mais rentável. Nesse sentido, fazer um cálculo adequado e adotá-lo na precificação dos produtos auxilia a atingir os objetivos.
Além disso, outras práticas são cruciais para reduzir os custos administrativos e otimizar a lucratividade em cada item. Fator importante para oferecer bons preços aos clientes, melhorar a competitividade da empresa e potencializar as vendas.
Veja algumas dicas importantes para contribuir com o aumento da margem de lucro
Tenha bons fornecedores
A negociação com fornecedores confiáveis e experientes é determinante para adquirir produtos com bom preço e maior qualidade. Procure empresas reconhecidas para encontrar as melhores condições e assim, ter a oportunidade de praticar preços atrativos.
Cuide da precificação do produto
A precificação é uma atividade primordial para garantir boas vendas e lucros interessantes. Diante disso, tenha um processo inteligente, estude o mercado e ofereça valores que contribuem para vender mais e elevar a margem.
Reduza os custos
Os custos administrativos têm um grande potencial para influenciar os lucros de uma empresa, comprometendo as receitas. Avalie as despesas e procure meios para reduzir os excessos para melhorar a margem de lucro sem prejudicar a qualidade.
Ofereça um bom atendimento
Um bom volume de vendas e clientes fidelizados também é indispensável para manter a lucratividade em alta. Por essa razão, estabeleça procedimentos para garantir um bom atendimento ao público e invista sempre na satisfação do consumidor.
Podemos concluir que a margem de lucro é uma métrica indispensável para as estratégias comerciais e desempenho financeiro de um negócio. Portanto, mantenha uma gestão proativa e tenha foco nas mudanças no mercado para manter seus lucros.
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Em resumo
O que é uma boa margem de lucro?
Uma boa margem de lucro é aquela que atende as perspectivas do negócio e garante preços atrativos aos clientes.
Como se calcula margem de lucro?
Para calcular a margem de lucro, basta utilizar a seguinte fórmula:
- Margem de lucro = (Lucro bruto / receita total) X 100
Como aumentar a margem de lucro?
- tenha bons fornecedores;
- cuide da precificação do produto;
- reduza os custos;
- ofereça um bom atendimento.
Publicado em 09/08/2024
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